terça-feira, 20 de abril de 2010

Baile de Máscaras




            Todos usamos máscaras, temos uma para cada situação. Não é que ao colocá-las deixamos de ser nós mesmos, elas apenas representam diferentes partes do todo que somos, os muitos fragmentos dentro de um mesmo.
Eu já não sei quem sou por inteiro. Para descobrir tento ver-me através das outras pessoas. Grande fracasso. Tudo o que me revelam é alguma interpretação equivocada da máscara que vêem. E eu deturpo mais ainda as visões delas, tentando ultrapassar suas próprias máscaras para ali finalmente poder ver meu retrato de corpo inteiro.
O espelho também não diz quem sou. Na frente dele permaneço de máscara. Pergunto-me se ainda existe um rosto por baixo. Eu saberia reconhecê-lo se o visse?
Enfim busco as respostas em mim mesma. Dentro de mim os meus fragmentos conversam, cantam, se cumprimentam, dançam, se amam, brigam... E aqui fora as máscaras se sucedem a uma velocidade vertiginosa.
Tento juntar os fragmentos em um grande quebra cabeça, mas eles escapam de minhas mãoes, e fogem, e desaparecem, e surgem de novo, e não se encaixam, e riem de minhas tentativas frustradas de uní-los.
Já amanheceu. Lá fora ainda escuto as gargalhadas e os choros de meus fragmentos. Abro o baú, escolho uma máscara e saio.

Cristiane Neves
2004

3 comentários:

  1. É inevitável, Cris...
    Como se vivêssemos sempre em metamorfose.
    A ética, a moral, a educação muitas vezes nos impõe reações que distorcem nossa personalidade. O humor do dia modifica as reações que teríamos em outra situação. (O TEOR ALCÓOLICO TB! rs)...

    Concordo plenamente com tudo o que vc disse. Talvez já não tenhamos mais uma face definida... ela se definhou com a troca constante de máscaras... e tudo isso para tentar ser alguém normal, que se encaixe aos perfis impostos por uma sociedade caduca e que vive em pleno 'CARNAVAL'!

    Sou sua fã!
    Adoro vir aqui ler seus posts!!!
    Sempre muito bom...
    Grande beijo.

    ResponderExcluir
  2. Realmente, todos nós temos máscara e gostei qdo vc disse q tê-las, não significa q deixamos de ser nós mesmos.

    :)

    Esse texto pequeno e objetivo me agrada.

    BjO!

    ResponderExcluir